Este site utiliza cookies. Continuando a navegar está automaticamente a autorizar os mesmos. Continuar

 

Campanha Adote uma Ovelha adotou 250 ovelhas

Grupos de amigos, famílias, escolas, colegas de trabalho e muitos outros grupos juntaram-se e adotaram 250 ovelhas que serão agora doadas aos pastores da zona centro do País que foram afetados pelos incêndios de outubro passado. A campanha “Adote uma ovelha”, lançada pela Força da Natureza, conseguiu angariar fundos para a aquisição de 250 animais, superando, assim, largamente o objetivo inicial que se tinha fixado nos 200.

Esta ajuda dada por centenas de portugueses, a viver em Portugal e até no estrangeiro, individualmente ou organizados em grupos, permitirá a muitos pastores retomar ou recuperar a sua atividade de produtores de queijo Serra da Estrela, bastante afetada pela morte de milhares de animais. As ovelhas que já foram compradas, da espécie bordaleira - que produz o leite que dá origem ao queijo da serra certificado -, estão atualmente ao cuidado da Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela (Ancose), no seu centro de Recria, em Oliveira do Hospital.

Serão doadas aos pastores da região que perderam os seus animais, ao longo das próximas semanas. A entrega será feita pela Ancose, que tem o registo dos produtores afetados, consoante as perdas de cada um e através de um sistema de sorteio. Os animais foram sendo adquiridos pela Ancose, ainda bebés, ao longo dos últimos meses, que alimentou e cuidou das borregas e prepara-se agora para as entregar. Neste momento, já foram compradas 157 borregas, e devidamente registadas com o nome que os doadores que as adotaram lhe atribuíram. Devido à escassez de animais na região, as cerca de 100 borregas que faltam serão adquiridas só na próxima época de criação.

A campanha “Adote uma ovelha” surge de uma necessidade identificada pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, logo na sequência dos incêndios, e concretizou-se através de uma parceria entre a Ancose e a Força da Natureza.

Em nome dos produtores que irão receber os animais, a Força da Natureza agradece a todos os benfeitores que adotaram uma ovelha. Com esta ajuda, e dando um pouco de si, permitirão dar um novo fôlego a uma das principais atividades económicas da região, contribuindo para a recuperação das populações afetadas pelo fogo.

A Força da Natureza é um movimento que surgiu na Vigararia de Cascais (conjunto de paróquias de Cascais) mas que rapidamente se estendeu a todo o país, e cuja atividade principal consiste no envio de voluntários para o terreno para ajudar nas tarefas de reconstrução.

Mais informações sobre esta campanha disponíveis no site da Força da’ Natureza em www.forcadanatureza.paroquiadecascais.org ou da página do Facebook da Força da Natureza.

Campanha Adote uma Ovelha